18 janeiro 2019 Dicas

5 Dicas de organização para aumentar a produtividade

Equipe de trabalho

Organização e produtividade são tudo que uma boa equipe precisa, aliás, fazer mais com menos e com tudo organizado é a essência do trabalho. Contudo, um ponto importante para a produtividade é também algo que muitas vezes é ignorado por completo: a organização do escritório. Como a organização do ambiente de trabalho pode afetar a sua produtividade e, mas importante, o que fazer diante disso? Veja por que a decoração (e até detalhes aparentemente insignificantes do ambiente) têm grande impacto sobre a forma de desempenhar sua função e a qualidade final do que você produz.

Organização no escritório afeta a produtividade

Talvez você nunca tenha parado para pensar como a organização do escritório tem um papel destacado na produtividade de todos.

Pode até ser que esteja acostumado a trabalhar no meio da bagunça já há um bom tempo. Se esse for o caso, pode ter certeza de que você e seus funcionários estão desempenhando muito abaixo do que poderiam!

A explicação: o cérebro funciona de forma incrível, processando detalhes que estão à nossa volta para ajudar a realizar tarefas.

Quanto mais bagunçado o escritório, mais detalhes o cérebro precisa processar. Dessa forma, ele tem dificuldade de focar nas atividades executadas e nos deixa improdutivos.

Portanto, a bagunça toma nosso tempo. Seja para encontrarmos os materiais que precisamos ou até mesmo para completar as tarefas mais simples.

Quando pensamos em todo o tempo perdido por conta da desorganização, torna-se clara a necessidade de mudar.

 

5 dicas para a melhor organização do seu escritório

1-  Uso de móveis funcionais

Se tornou tendência o uso de móveis funcionais nas empresas pois eles servem tanto como peça de decoração, quanto para facilitar o trabalho.

2- Documentos digitais
Um dos principais problemas da falta de organização de escritório tem a ver com o acúmulo de papel. Afinal, muita papelada desnecessária fica acumulada. Contudo, hoje em dia, há excelentes opções de serviços que nos permitem gerir nossos documentos digitalizados.

3- Aplicativos corporativos

Existem aplicativos corporativos que podem ajudar muito na organização do escritório. Aliás, para cada necessidade existem soluções tecnológicas de qualidade no mercado — desde os aplicativos de comunicação interna a gestão de projetos. Esses aplicativos servem para automatizar tarefas comuns, facilitar as interações com os clientes e reduzir custos.

4- Economia de Espaço

Um problema que muitas empresas enfrentam é a falta de espaço. Porém, é fato que esse problema pode ser resolvido, ao menos em parte, pelo uso de objetos que economizam espaço, como caixas organizadoras.

5-Motive seus colaboradores

Sobretudo, nenhuma dessas dicas vai ser suficiente se a ideia de manter o escritório bem organizado não se tornar um hábito compartilhado por todos. Afinal, é essencial que você torne essa tarefa suave e constante. Como? Implemente as mudanças aos poucos, eduque a equipe e tire um tempo para organizar o ambiente. Assim, essas pequenas ações serão suficientes para manter-los mais motivados e produtivos!

A organização do seu escritório pode mudar completamente a produtividade de todos na empresa. O melhor é que isso pode ser feito sem gastar muito tempo aprendendo técnicas complexas ou investindo muito dinheiro!

 

Leia mais Dicas aqui:

5 Aplicativos de organização para ser mais produtivo no trabalho

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