Projeto de escritório para Introvertidos
15 dezembro 2017 produtos

Projeto de escritório para Introvertidos

Como projetar escritórios que proporcionem segurança e ferramentas adequadas aos introvertidos

Um introvertido define-se como a uma pessoa que processa a informação internamente.

Ao contrário de seu contraponto que são mais ruidosos, os extrovertidos, introvertidos preferem formas mais diretas de comunicação e interação social.

Embora muitas vezes sejam vistos como distantes e menos sociais, os introvertidos são, na verdade, o contrário.

Atualmente, vários estudos têm demonstrado que os introvertidos são excelentes trabalhadores em equipes, conhecidos por sua grande comunicação e habilidades de escuta, muitas vezes os introvertidos são profundamente incompreendidos e suas habilidades podem torná-los excelentes líderes.

No entanto, para maximizar o potencial do introvertido, devemos nos atentar a algumas carecterísticas de mobiliário para potencializar estas necessidades específicas. Embora estas mudanças não sejam substanciais, e muitos destes componentes já sejam tendências de design de escritórios atuais, estes ambientes criam uma sensação de conforto e independência que todos os introvertidos anseiam.

Espaços com Postos Portáteis

Os introvertidos são realmente um estudo de dicotomia. Embora trabalhem avidamente por conta própria, muitas vezes preferindo a solidão, eles também, normalmente, forjam laços pessoais profundamente arraigados com colegas de trabalho.

Mesas portáteis são uma ótima opção para atender adequadamente estas duas necessidades, pois permitem liberdade ao introvertido para qualquer parte do escritório a qualquer momento.

Se há a necessidade de solidão ao compilar um relatório, podem se deslocar para um canto ou perto de uma janela panorâmica. Porém, quando é hora de discutir um novo projeto com um colega, podem rolar sua mesa para perto. Isso é especialmente vital, pois os introvertidos são frequentemente muito mais eficazes quando na sua zona de conforto.

Espaços de trabalho portáteis também acomodam várias das preocupações que temos com escritórios abertos, afinal, muitas vezes, estes espaços são excessivamente apertados com mesas e equipamentos, formando ambientes de desordem que podem ser prejudiciais para a eficiência e criatividade dos trabalhadores.

Salas de tranquilidade e Ilhas de Encontro

Dentre as coisas muito valorizadas pelos introvertidos, certamente paz e tranquilidade estão entre elas, muitos precisam de tempo longe da confusão e agitação da vida do escritório padrão para recarregar ou preparar o seu próximo movimento.

Permitir-lhes a chance de estarem sozinhos, criará um sentimento de apoio às suas características e mostrará que a gestão está focada na produtividade,  investindo no bem-estar de longo prazo. Existem duas opções que um gestor de escritórios pode escolher quando se tenta criar essas “bolhas” para os trabalhadores introvertidos:

Salas de Tranquilidade – são essencialmente quartos que podem acomodar uma pessoa de cada vez. Sua melhor localização é proximo ao centro do ambiente para permitir e reforçar o acesso a todos do escritório, e embora neste local se pretenda um espaço de reflexão tranquila, é melhor manter um limite de tempo definido para não interferir nos horários de trabalho.

Ilhas de Encontro – Reuniões com muitas pessoas ao mesmo tempo podem ser esmagadoras para alguns introvertidos. Para se evitar isso, as Ilhas de Encontro são uma ótima alternativa, pois oferecem mais privacidade e menos ruído no ambiente do que muitas pessoas reunidas em mesas, isso associado à limitação do número de pessoas por encontro, podem aliviar muito o nível de ansiedade tanto dos introvertidos quanto de todos no escritório. Os projetos destas ilhas podem variar desde quartos independentes, a sofás com “muros altos”, de qualquer forma, intimidade e privacidade são o foco.

É importante trabalhar com um especialista em planejamento de espaço para a criação destas áreas organicas sempre que possível, interligando-as com o restante do escritório.

Finalmente é interessante ressaltar que os introvertidos preferem, na sua maioria, receber comunicação por escrito, uma vez que os ajuda a garantir a clareza e a divisão do trabalho e sua consequente definição de espaço.

Entre em contato

Entre em Contato