13 abril 2018 Dicas

Pessoas introvertidas: Como o design do escritório pode suportar suas necessidades

O termo introvertido refere-se a uma pessoa que processa a informação internamente. Os extrovertidos, em contrapartida, preferem formas mais diretas de comunicação e interação social. Esse mesmo método não funciona para quem é mais reservado.

Embora muitas vezes vistos como distantes e menos sociais, os introvertidos são na verdade, o oposto dessa afirmação. Hoje, vários estudos têm demonstrado que os introvertidos são excelentes em trabalho de equipe. São, também, conhecidos por sua grande comunicação e habilidades de escuta. O autor Susan Cain parece concordar, em seu livro “Quiet: O Poder dos introvertidos em um mundo que não posso parar de falar”. Cain argumenta que os introvertidos são profundamente incompreendidos e que suas habilidades os tornam excelentes líderes.

No entanto, para maximizar o potencial de qualquer introvertido, estes indivíduos precisam de um espaço de trabalho que acomode suas necessidades. Eles não precisam de mudanças substanciais, muitos componentes já são tendências em design de escritório.

Mesas portáteis e espaços abertos são ideais para introvertidos

Os introvertidos são realmente um estudo na dicotomia. Embora eles trabalhem avidamente por conta própria, muitas vezes preferem a solidão. Como tal, mesas portáteis e puffs são ótimas opções para atender adequadamente às suas necessidades.

Esses tipos de mobiliário permitem o acesso dos colaboradores mais reservados a qualquer parte do escritório, caso precisem. Se eles sentem necessidade de solidão, ao compilar um relatório, podem mudar de espaço conforme preferirem. Caso seja a hora de discutir um novo projeto com um colega, ele pode transportar sua mesa de um ambiente para outro. Essa última parte é especialmente vital, já que os introvertidos são mais eficazes quando estão em sua zona de conforto.

A Fast Company diz que, enquanto espaços abertos podem ser eficientes, podem também ficar muito apertados com mesas e equipamentos. Essa desordem pode ser prejudicial para a produtividade e criatividade de funcionários introvertidos. Válida a ressalva de que a organização em escritórios abertos é primordial.

Espaços tranquilos

Se tem algo que todos os trabalhadores introvertidos valorizam, é paz e tranquilidade. Muitos precisam de um tempo longe da confusão e agitação da vida de escritório. Ficar em silêncio pode recarregar suas energias. Se seus gerentes lhes permitem a chance de sair sozinhos, automaticamente se cria um sentimento de apoio, mostrando que a gestão é também investir em seu bem-estar.

Veja 3 opções para otimizar o seu escritório:

Estações fechadas: Espaços que podem acomodar uma pessoa de cada vez. É melhor se eles estiverem localizados centralmente. Isso reforçar o acesso de todos em um determinado escritório. Insonorização é uma opção. Se isso não for possível, a regra “sem barulho” é válida para reduzir a poluição sonora.

Salas de descanso
: Não só uma opção para os introvertidos, mas para o grupo com um todo. As salas de descanso são multiuso, dando a opção de fazer pequenas reuniões ou relaxar por algum tempo.

Sala de reuniões
: Reuniões com muitas pessoas podem ser caóticas para alguns introvertidos. Para evitar tal sensação, reuniões com um número menor de pessoas são uma ótima alternativa: Elas oferecem mais privacidade e menos barulho do que as reuniões convencionais. Essa opção também limita o número de pessoas por encontro, o que pode aliviar a ansiedade que acompanha os mais reservados. Os projetos podem variar mas, de qualquer forma, privacidade é o foco.

É importante trabalhar com um especialista em planejamento de espaços. Ele vai te ajudar a criar essas áreas o quanto antes, sem interferir no resto do escritório.

Promover o trabalho duro

Como regra geral, os introvertidos gostam de elogios. Eles não precisam necessariamente de validações o tempo todo, mas não gostam de ver que o seu trabalho não é apreciado. Então, valorizar seu trabalho é importante.

Pessoas introvertidas também preferem receber comunicações por escrito, uma vez que ajuda a garantir a clareza e a divisão do trabalho.

 

Esperamos que essas dicas sejam valiosas para você! Se precisar de ajuda para montar o seu escritório com foco nos funcionários introvertidos, fale com a gente!

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato