08 outubro 2018 Inspiracional

Meditação no Trabalho: Conheça 9 empresas que oferecem a prática

Quando empresas adotam práticas que promovam não só concentração e produtividade, mas bem-estar aos funcionários, o benefício acaba não sendo só para eles, mas para todo o conjunto. Ou seja, esse é o objetivo de adotar a prática de meditação no trabalho. E até empresários como Bill Gates e Steve Jobs já chegaram a relatar que essa atividade os deixava mais focados e produtivos. Além disso, esses exercícios, com o tempo, só trazem melhorias ao corpo!

As formas de praticar meditação são diversas. E elas podem estar ligadas ou não a religiões; podem ser feitas em grupo ou individualmente; Além disso, algumas atividades podem ser guiadas e outras realizadas em perfeito silêncio. Mas, qualquer que seja o método usado, todos têm a mesma finalidade: acalmar e aumentar os níveis de concentração da mente. Ou seja, seus efeitos são positivos para a saúde e para o corpo. Além disso, estudos científicos compartilhados mundo a fora garantem que a prática reduz o stress e a ansiedade. Por isso, empresas que prezam o bem-estar de seus funcionários, passaram também a aderir à prática dentro dos escritórios.

Destacamos 9 organizações que incluíram a meditação no trabalho como parte da rotina:

1. Google

A corporação, além de oferecer exercícios de mindfullness, conhecidos por focar na melhora da concentração por meio da meditação, ainda propõe o curso “Procure dentro de Você”. Esse curso tem como objetivo produzir mais bem-estar nos funcionários e alimentar a produtividade.

2. Facebook

Já a gigante das redes sociais oferece aulas semanais de meditação aos seus funcionários. E as premissas são todas positivas, já que o retorno, de acordo com os funcionários, foi de aumento na qualidade de vida e no rendimento profissional.

3. Vivo

E o Brasil não ficou de fora nas iniciativas! A empresa de telecomunicações Vivo, também oferece uma sala exclusiva para a prática de meditação, com foco em mindfullness.

4. Apple

Assim como Steve Jobs, o dono da empresa, era praticante de meditação, seus funcionários não poderiam ficar de fora! A Apple também é uma das adeptas da prática no trabalho.

5. 3M

A companhia de adesivos e esponjas também é adepta da prática de meditação e já tem mais de 180 funcionários da empresa participando das aulas. E a iniciativa foi implantada pelo próprio CEO do Brasil, Jorge Lopez, que também é praticante! As meditações em grupo são conduzidas semanalmente e têm uma hora e meia de duração.

6. Intel

Outra gigante das comunicações que investiu, e muito, na prática, foi a Intel. Dentre os relatos, após 19 sessões de meditação oferecidas pelas empresas, é notável a diminuição do estresse e o aumento do bem-estar geral.

7. Mead Johnson Nutrition

A empresa que se consolidou no Brasil há 2 anos, também promove um curso de meditação para seus funcionários. Além disso, eles incluíram os exercícios em sua rotina, com pausas nos períodos da manhã e tarde.

8. Roche

A industria farmacêutica, presente no Brasil, oferece aulas de meditação e yoga aos seus funcionários semanalmente. Os relatos do funcionários, após a prática, também são de uma melhora geral na condição e qualidade de trabalho.

9. Goldman Sachs

Por fim, o banco internacional de investimentos Goldman Sachs, aderiu não só à prática de meditação! A corporação também passou a incluir cursos para seus colaboradores relacionados à atividade. O serviço não só fez sucesso, como tomou conta da energia da empresa!

Vale ressaltar o quanto a prática é válida no ambiente de trabalho. Ao focar as energias em uma atenção plena, desenvolve-se não só a concentração, como a criatividade! Esse é um hábito que, se incorporado à rotina empresarial, só pode trazer efeitos positivos para toda a empresa. É válido aderir à atividade ainda que poucos minutos por dia. Impulsionar a produtividade sempre trará benefícios amplos para toda a organização!

Leia mais sobre o assunto em:

Inspiração e Inovação: Pesquisadores criam mesa que diminui estresse no trabalho

 

 

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato