22 março 2018 Dicas

Home Office: 5 Dicas para trabalhar em casa e manter a produtividade

Home Office, nada mais é, do que trabalhar de casa. Assim como a forma tradicional, tem seus prós e contras. Do lado das vantagens, você economiza tempo, evitando longos períodos de trânsito ou até viagens. Pode, também, passar mais tempo com sua família, além de ter fácil acesso a opções que um escritório dificilmente pode oferecer, como uma geladeira abastecida!

Mas, por outro lado, trabalhar de um escritório em casa, também abre as portas para a distração. Confira algumas dicas e truques que ajudarão promover a produtividade para o seu Home Office, além de tirar o máximo de proveito do seu tempo:

1. Mantenha seu escritório e sua vida social separados

O Home Office é chamado de escritório em casa justamente por separar o seu espaço de trabalho da sua vida privada. Pode até parecer um paradoxo, mas separar os ambientes pode impactar positivamente a sua produtividade.

Focar no trabalho quando seus filhos ou animais de estimação estão brincando na mesma sala é difícil, por isso ficar em outro ambiente é imprescindível. Você não precisa construir um local à parte para conseguir a separação, basta encontrar um quarto em sua casa, onde possa fechar a porta. Lembre-se, também, de personalizar o espaço, de forma que te faça perceber que aquele local é o seu ambiente de trabalho.

Além do mais, se a sua família distrai-lo, muitas vezes é melhor ter uma conversa sobre limites. É importante que todos saibam que, quando você está no Home Office, você está trabalhando.

Essa separação faz mais do que te ajudar a se concentrar, faz com que você deixe seu trabalho no escritório e não tenha de levá-lo “para casa”. Quando seu expediente terminar, você pode desligar o computador, se levantar da sua cadeira de escritório e deixar fisicamente o seu espaço de trabalho. Isso te ajuda a separar mentalmente os pensamentos relacionados ao trabalho.

2. Invista em uma cadeira de qualidade

A maioria dos adultos passa grande parte de suas vidas trabalhando, e, se você se sentar durante este processo, saiba que é mais do que necessário que sua cadeira seja confortável. Um estudo publicado pela American Family Physician descobriu que 90% dos adultos se queixam de dor lombar. Esta doença pode ser agravada por má postura e cadeiras sem suporte. Invista em uma cadeira ergonômica pra o seu Home Office. Ela pode aliviar sua dor e melhorar seu humor e concentração, garantindo que você tenha uma postura correta.

3. Encontre espaço para tudo

Papelada, canetas ou o fone de ouvido, todos bagunçados. Uma desordem pode facilmente transformar o dia em longas horas de lentidão, além de atrapalhar sua produtividade em muitos aspectos. Mantendo seu Home Office bem organizado, você poupa tempo, além de impedir a perda de foco ao procurar documentos ou objetos perdidos.

Mas qual melhor maneira de se organizar? Ter lugar para tudo, quer se trate de cabos extras, notas ou recibos de negócios. Projetar seu escritório em casa com armazenamento suficiente para as suas necessidades de trabalho, como um armário ou prateleiras é fundamental.

4. Tenha uma boa iluminação

Um estudo publicado no jornal do Instituto do Sono, Research, descobriu que os funcionários que trabalham perto das janelas têm um sono melhor. Eles também relatam qualidades superiores de vida, em relação a quem trabalha em ambientes fechados. Pesquisadores concluíram, a partir destes resultados, que a iluminação natural é um elemento importante para aumentar os níveis de energia.

Por essa razão, seria ideal que você montasse o seu Home Office com uma exposição adequada ao sol (janelas ou mesmo varandas). Essa simples ação pode impulsionar, e muito, a sua produtividade, além de diminuir seus níveis de cansaço.

A luz natural é ideal, mas caso seu ambiente não te dê essa possibilidade, há outras formas de melhorar a iluminação. Considere a iluminação superior e as cores usadas no planejamento do seu ambiente. Uma tabela de cores planejada para iluminar seu Home Office é uma ótima solução. Incorporar elementos decorativos, como espelhos ou superfícies metálicas, também ajudam a trazer mais luz ao espaço.

5. Crie um calendário de tarefas

Imprevistos acontecem! Às vezes, reuniões de última hora podem atrapalhar os prazos de entrega de trabalhos, causando atrasos. Por isso, considere a criação de um calendário ou lista de tarefas (a famosa To-Do List). Ela deve ficar bem visível em sua mesa de trabalho, onde você possa manter todas as suas responsabilidades em ordem. A lista pode ser feita um espaço físico, como um quadro branco, ou de forma digital, através de aplicativos e calendários onlines.

 

Dá para ser produtivo trabalhando do seu Home Office com os passos certos. Essas dicas devem ajudá-lo a eliminar possíveis distrações e desorganizações, que só desperdiçam seu tempo. Lembre-se de manter sua mente e energia focadas!

 

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato