06 julho 2018 Dicas

Dicas de como melhorar sua postura no trabalho

Hoje em dia, você pode contar com as cadeiras ergonômicas como aliadas à sua saúde. Porém, não se esqueça dos cuidados exercidos por você mesmo, como forma de manter sua qualidade de trabalho em dia. Sabia que é possível prevenir dores nas costas, especialmente se você trabalha todos os dias sentado? Os exercícios, sejam mentais ou físicos, são primordiais para corrigir sua postura. Seja dentro de um escritório ou trabalhando em casa, vale a pena conferir essas dicas valiosas para cuidar da sua saúde. Com elas, você irá promover ainda mais o foco e a produtividade do seu trabalho!

Exercício de visualização

Se você não posicionar sua coluna de modo que ela e o encosto da cadeira se juntem, naturalmente seu pescoço ficará em uma posição desconfortável. Isso lhe dará uma postura relaxada, forçando o peso sobre as suas vértebras. A maioria das pessoas assumem essa posição porque liberam os músculos entre as omoplatas. Ao envolver os músculos, você naturalmente pode se levantar, endireitar sua coluna vertebral e inchar o peito para fora. Assim, manterá o seu pescoço em uma posição confortável.

No entanto, lembre-se de puxar as escápulas. Isso pode te ajudar.

Experimente este exercício de visualização! Imagine-se levantando os ombros e, em seguida, mova-os para baixo. Isso puxa seus membros e músculos, alongando sua coluna. Levantar o queixo também ajuda no processo de endireitar o pescoço. Você pode fazer este exercício mental, enquanto sentado ou em pé. Além disso, é rápido e permite que você verifique sua postura durante todo o dia.

Descruze as pernas

Cruzar as pernas corta a circulação e coloca seus quadris fora do alinhamento. Por isso, pode levar a problemas nas costas, joelhos e quadril. Quando você está sentado na mesma posição durante o dia todo, é fácil cair em maus hábitos, por isso, esteja atento. Sempre que você notar suas pernas cruzadas, descruze-as. O ideal, é que você coloque os pés no chão. Mantendo, assim, os joelhos em ângulos de 90 graus, promovendo a circulação e mantendo seus quadris alinhados.

Se por acaso essa posição se tornar cansativa, você pode apenas cruzar os joelhos. Não é ideal, mas não afetará tanto a região dos quadris. Porém, é importante ressaltar que é primordial evitar o cruzamento das pernas quando você se sentar.

Exercícios para alongar sua coluna

Quando você diz a si mesmo para “sentar-se reto”, você pode compensar e dobrar sua coluna na outra direção. Mas, se você sentir a necessidade de desleixo, diga para si mesmo “não relaxe”. Isso, consequentemente, fará com que seu cérebro entenda os comandos e crie o hábito de se sentar sempre de forma correta. Nesse exercício, procure aproveitar os comandos da sua cadeira.

Imagine um chapéu sobre a sua cabeça. Depois, visualize outro por cima. Mantenha-se imaginando mais e mais chapéus sendo empilhados um sobre o outro e, instantaneamente, você se perceberá sentado de forma ereta. Ou então, imagine que você é um esqueleto de laboratório. O cabo que mantém você está ligado à coroa de sua cabeça. Inspire e enquanto você o faz, imagine bolhas enchendo os espaços entre as vértebras. Expire. Toda vez que você inala, veja as bolhas ficando cada vez maiores. Além de ser um ótimo alongamento, é profundamente relaxante e ótimo para dar uma pausa no trabalho.

Pausa necessária

Ficar sentado por muito tempo não é bom para o seu corpo, mesmo se você tiver uma postura perfeita. Fazer pausas no meio do expediente para se movimentar é o ideal. E deve ser simples, como caminhar em torno do escritório ou dar um pequeno passeio fora do local. Programar isso em seu dia pode garantir movimento e uma pausa, muitas vezes necessária nos dias mais turbulentos.

Alongamento e exercícios no trabalho

Você também pode esticar-se em sua mesa ou, durante uma de suas pausas, ficar de pé. De qualquer forma, estique seu peito e outros músculos na frente do seu corpo, assim eles podem relaxar. Em seguida, estique suas costas. Alongar os pulsos também pode ajudar a prevenir o síndrome do túnel de carpo. Esse é o pacote perfeito para eliminar as tão temidas dores nas costas.

Caso você pratique algum esporte, ou exercícios depois do expediente, tente adicionar alinhamentos, irão melhorar sua postura. Esses exercícios fortalecem os músculos entre as omoplatas, o que torna movimentos simples, como guardar objetos nos bolsos, muito mais fáceis. Também eliminam as temidas “pontadas” nos músculos, que às vezes sentimos ao nos movimentar.

Junto com essas dicas, truques e visualizações, você pode pedir para a sua empresa fornecer cadeiras de escritório ergonômicas, que são a peça chave para melhorar a sua qualidade física enquanto trabalha. E se por ventura você for o dono, que tal adquirir móveis aliados à sua saúde e dos seus funcionários? Uma boa postura mantém seu corpo mais saudável e seu trabalho muito mais produtivo. No fim, todos saem ganhando.

 

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato