17 dezembro 2018 Inspiracional

Sustentabilidade: Conheça a designer que cria tapetes sustentáveis

Tapetes certamente trazem um ar sofisticado e confortável a qualquer ambiente. Mas, quando é possível unir estilo e preservação da natureza, o combo fica imbatível.

A artista portuguesa Vanessa Barragão, vem criando tapetes incríveis que, além de nos propor uma reflexão sobre a importância da preservação dos oceanos, recupera técnicas ancestrais de tapeçaria manual. Ou seja, além de recriar paisagens do fundo do mar, suas obras são produzidas de maneira artesanal e 100% sustentável. Um fator a ser levado em consideração é que a indústria da moda é uma das que mais poluem o meio ambiente. Assim, pós estudar Design de Moda e estar em contato direto com a indústria têxtil, a preocupação com o meio ambiente tornou-se real para Vanessa.

A Produção dos tapetes 

Retratando algas, corais e aspectos da vida marinha que encontram-se em constante ameaça, sua obra não poderia ser mais atual e direta. Seu trabalho exala a criatividade. As peças são trabalhada a partir de técnicas tradicionais, como feltragem, tricô, macramê, crochê e tecelagem. Além disso, o trabalho é altamente sensorial e integralmente feito à mão. Ou seja, todo o material utilizado na composição das suas peças são coletados, limpos e reciclados. Depois, são reinseridos, no processo de confecção das obras. Uma atitude e trabalho lindos!

Confira as fotos:

Leia mais sobre criatividade em:

Design Criativo: 5 escritórios que souberam como incluir irreverência em seus espaços

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato