01 março 2019 Inspiracional

Projeto da UFMG usa rejeitos para construir uma casa

O Brasil, por se ser rico em minérios, é muito explorado por mineradoras. No entanto, muito rejeitos são deixados de lado nas famosas barragens. Esse fato as deixa sobrecarregadas, causando rompimentos e desastres. Os pesquisadores do laboratório de Geotecnologias e Geomateriais do Centro de Produção Sustentável da UFMG tiveram uma grande ideia: um projeto que reutiliza esse resíduo como material para a construção de casas!

Casa usando o projeto de rejeitos

Projeto da casa com rejeitos

Os engenheiros do laboratório da Universidade projetaram e desenvolveram uma tecnologia que permite transformar rejeitos em matéria prima. Através do processo, argilas, metais pesados, reagentes químicos e minérios sem valor comercial são utilizados na construção civil.

Com uma técnica conhecida como calcinação ultrarrápida, eles são transformados em ecocimento, areia e pigmentos usados na produção de tintas. Para testar o material, uma casa de 46m² foi construída com a tecnologia, que também pode ser usada na pavimentação de vias.

O procedimento não é apenas ecológico, mas também econômico. Os pesquisadores envolvidos estimam que a construção tenha custos 30% inferiores quando comparado aos métodos tradicionais.

São atitudes como essa que mostram como estamos evoluindo. Dessa forma, a tecnologia começará a solucionar problemas de moradia no futuro.

Startup brasileira cria casa transportável que fica pronta em 10 dias

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato