11 Maio 2018 Dicas

Como a postura correta no trabalho melhora sua saúde

Qualquer pessoa que passe uma quantidade significativa de tempo trabalhando sentada, está familiarizada com a má postura do seu corpo e as dores decorrentes da mesma. Se essa pessoa não mantiver uma postura correta, pode experimentar dores no pescoço e ombros. Outras dores provindas da má postura são nos pulsos e mãos.

Se essas dores forem persistentes, continuar com uma cadeira inadequada pode levar à curvatura e degeneração da coluna e do disco. A compreensão da importância em manter hábitos de boa postura, ajuda os funcionários a evitar complicações músculo-esqueléticas.

Como ter uma postura correta

Utilizar uma cadeira ergonômica, que ofereça um bom alinhamento corporal, é fundamental. No entanto, devemos nos atentar, também, à maneira correta de posicionar nossos corpos, para obter todos os benefícios dessas cadeiras. A configuração do espaço de trabalho deve promover um posicionamento neutro do corpo, que permite uma postura confortável. Dessa forma, alivia-se o estresse sobre os músculos e tendões. Cadeiras ergonômicas com apoio lombar, são ferramentas essenciais para manter uma boa postura.

De acordo com o Safety & Health Administração Ocupacional, pode-se encontrar uma postura corporal neutra, com esses métodos:

1- Cabeça virada para a frente, alinhada com o torso;
2- Ombros relaxados, com braços pousados naturalmente para os lados;
3- Antebraços, punhos e mãos em linha paralela ao chão;
4- Cotovelos puxados junto ao corpo e dobrados 90-120 graus;
5- Apoio lombar quando sentado ou inclinado para trás;
6- Coxas paralelas ao chão e quadris acomodados no assento acolchoado;
7- Joelhos a cerca de mesma altura dos quadris;
8- Pés apoiados no chão.

A importância de se movimentar

A OSHA também aponta que é essencial se movimentar. Afinal, manter a mesma posição por longos períodos de tempo, fará mal para o seu corpo. Não importa quão natural e confortável seja. Alternar a sua postura ao longo do dia pode ser feito facilmente. Basta fazer pequenos ajustes na sua cadeira ergonômica. Também é válido levantar e caminhar um pouco ao longo do dia.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, também enfatiza os efeitos positivos que a mudança de posicionamento do corpo ao longo do dia pode ter sobre a saúde. Em um estudo, o CDC descobriu que a mesa regulável fornece uma infinidade de benefícios físicos e psicossociais, incluindo o aumento da atividade física. O uso desse tipo de mesa pode, ainda, melhoras o humor e aumentar a auto-estima.


Em suma, mesas com regulagem de altura, podem significar uma melhora na saúde dos funcionários. E, também, promover um ambiente de trabalho mais feliz e de maior produtividade.

Como encontrar a melhor configuração ergonômica de trabalho

Ao projetar um escritório, o planejador deve ter em mente o conforto e a saúde dos funcionários. Afinal, uma boa postura no espaço de trabalho exige móveis de escritório ergonômicos

A altura da mesa e cadeira, assim como os apoios existentes em ambas, permitem que o funcionário possa movimentar esses móveis de acordo com o seu corpo. Um apoio para os pés pode ser necessário, caso ainda não alcancem o chão, após o ajuste do assento.

A altura do monitor também é uma área de preocupação. A tela deve estar a uma distância equivalente ao comprimento do braço do funcionário. A parte superior do monitor deve ser logo abaixo do nível dos olhos.

Além disso, a mesa deve ser profunda o suficiente para permitir espaço para  monitor e teclado. Tais soluções podem ajudar um funcionário a manter uma postura corporal neutra, melhorando sua saúde e, por fim, gerando maior produtividade no local de trabalho. Um ambiente que propõe saúde, produz mais e melhor sempre.

 

 

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato