13 agosto 2018 Inspiracional

Para se inspirar: Escritório Italiano lança piso modular e removível

Com a inovação tecnológica constante, não é de se admirar vermos por aí cada vez mais investimento em pisos pouco convencionais. Se o concreto é coisa do passado, seria o piso modular e removível a aposta do futuro?

Para o escritório de design Carlo Ratti Associati, parece que sim. Assim, nasce o projeto Dynamic Street, com o objetivo de tornar as ruas moldáveis. Segundo informação contida no site, a ideia é justamente permitir que a mudança aconteça: “É uma alternativa para meio-fio ou linhas pintadas no chão e, em vez de separar os fluxos de tráfego, o sistema flexível permitiria que a função de uma rua mudasse rapidamente de uma rodovia de carro, para um espaço infantil no dia seguinte”.

O protótipo foi construído com uma série de módulos em madeira. Assim, eles podem tanto ser recolhidos como substituídos a qualquer minuto. E, melhor ainda, sem criar caos, já que a função pode ser determinada previamente. Imagine que, enquanto você anda o piso pode ser removido junto com os seus passos. Além de, automaticamente, se transformar no que você quiser. Essa é a junção perfeita de inovação e diversão.

A experiência tem propósito urbano, e a missão do Dynamic Street é atender a todos os cidadãos e suas necessidades constantes de mudança e dinamismo. De acordo com entrevista concedida ao Ciclo Vivo, pelo professor e fundador do escritório, Carlo Ratti, essa inovação se trata de um projeto adaptável e modular, como o próprio nome diz. “Como os veículos autônomos provavelmente devem correr pelas ruas em breve, podemos começar a imaginar uma infraestrutura mais adaptável”.

Fase de testes

Por enquanto, os pisos modulares ainda estão em fase de testes, em Toronto, no Canadá. Quem oferece espaço para o trabalho experimental, é um antigo edifício industrial. Ele, agora, foi transformado no escritório Sidewalk Labs. Dessa forma, mantando as pesquisas sobre pisos regulares e moldáveis, ativas. Trazendo, assim, o seu retorno esperado.

A instalação funciona, atualmente, como uma exposição e a ideia é de que os visitantes saiam satisfeitos com a iniciativa: “Esperamos que os visitantes imaginem novos tipos de atividades urbanas para as ruas”, disse Chris Anderson, do escritório canadense Sidewalk Labs.

Sejam eles para projetos urbanos, ou para serem aderidos aos escritórios, a visão final é de que, quando um projeto envolve inovação, design e qualidade, seu sucesso certamente acontecerá!

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato