17 setembro 2018 Inspiracional

Inspiração e Inovação: Pesquisadores criam mesa que diminui estresse no trabalho

Fonte: Época

Imagine que a sua mesa de trabalho fosse mais que sua companheira. E se ela também fosse uma fonte de diminuição do stress? Com certeza, as tarefas seriam, no mínimo, mais prazerosas e proveitosas. Pois, pensando nisso, os pesquisadores do MIT Media Lab, na China, desenvolveram um projeto chamado “Mediated Atmosphere“. Ele é, basicamente, uma mesa inteligente. Essa mesa ajuda na iluminação e sonoridade do ambiente, se guiando pelo humor, ansiedade ou estresse de quem está sentado à sua frente!

O projeto

Segundo a pesquisadora Nan Zhao, o protótipo uniu tecnologia, psicologia e design com o objetivo de criar uma atmosfera de trabalho que ajude as pessoas a trabalhar com mais foco, satisfação e conforto.

A mesa inteligente consegue captar mais de 30 sinais biológicos de quem a utiliza. Ela reconhece frequência cardíaca, expressões faciais e até postura. Diante dos dados extraídos em tempo real, a nova atmosfera se reproduz com ajuste de luz, projeção e imagens de som. Um novo ambiente de trabalho surge, se adaptando ao humor do funcionário. É como se fosse possível trabalhar em uma floresta ou em uma biblioteca. Ou seja, todo e qualquer ambiente que produza satisfação!

Embora tenha sido desenvolvida com a ajuda de várias empresas, como a Philips, Steelcase e International Flavours & Frangances, a mesa inteligente ainda não passa de um protótipo. É necessário que essas mesas sejam testadas em um escritório movimentado, ou em um open office.

De acordo com o MIT Media Lab, os pesquisadores estão em processo de coleta de dados em empresas. Também estão fazendo análises com máquinas de aprendizado, para entender como a teoria pode se aplicar na prática. São diversos desafios a serem superados. Como, por exemplo, abrigar as mesas sem interferir no ambiente geral e adaptar a tecnologia a diferentes formatos de escritórios.

A ideia final é de que o sistema de sensores não seja invasivo, já que a criação promove a satisfação no trabalho e não ao contrário dela. De qualquer maneira, é uma conquista e tanto! E, se a produção acontecer de fato, as filas serão enormes para experimentar a sensação de trabalhar em uma mesa que, por si só, produz nada mais do que bem-estar.

Leia mais sobre o assunto em:

Para se inspirar: Escritório Italiano lança piso modular e removível

 

 

Baixar a imagem

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato