19 novembro 2018 Dicas

Iluminação Zenital: Confira as vantagens de aderir a essa entrada de luz

Já falamos anteriormente sobre os inúmeros benefícios que a luz natural oferece ao ambiente de trabalho. São diversas as formas de incorporar o uso da luz natural no seu ambiente. Uma delas e, talvez, a que tem maior amplitude, é a iluminação zenital.

Esse é o nome que se dá à entrada de luz em um ambiente por meio de pequenas ou grandes aberturas na cobertura. Válidas tanto por serem uma opção estética, quanto por aliviar limitações de espaços que não permitem a abertura de janelas.

A principal vantagem de aderir à iluminação zenital, é que ela proporciona um ambiente aconchegante e charmoso. Além disso, também economiza o uso de energia elétrica.

Vale ressaltar que não existe apenas um tipo de iluminação zenital, como a clarabóia. São diversas opções, que incluem até a renovação do ar, evitando o uso de ventilador ou ar condicionado. Destacamos três modelos que podem ser implantados em escritórios sem grandes reformas:

Clarabóia

Claraboia é o termo que usamos para definir a abertura feita no teto. Normalmente, é feita por meio de domos, estruturas transparentes em formatos que variam entre quadrados, circulares e triangulares. A Claraboia é feita de acrílico e policarbonato, e pode ser encontrada em lojas especializadas. A menos que sua estrutura seja de vidro, nesse caso é preciso encomendá-la sob medida para compor o seu ambiente.

Shed

Shed é o tipo de iluminação zenital feita em telhados que tenham formato de dentes de serra. Dessa forma, a estrutura pode ser inserida com inclinação e verticalmente. O objetivo desse tipo de abertura com angulação específica é evitar a radiação solar direta. Assim, propondo a entrada de luz indireta. Em escritórios em galpões, como coworkings, essa pode ser uma ótima pedida.

Lanternim

Finalmente, o formato Lanternim. Este, é o tipo de iluminação zenital que, além de receber luz natural, promove circulação e ventilação no espaço. Ou seja, ele é composto por duas faces opostas, as quais permitem a ventilação. Sua estrutura de telhado deve ser instalada no ponto mais alto de um galpão ou espaço de teto alto. Dessa forma, suas aberturar dispostas permitem a entrada de luz e a ventilação natural.

E, se por ventura, seu desejo é deixar seu escritório o mais iluminado possível, vale a pena investir em uma claraboia que se alinhe às suas janelas. Assim, a iluminação pode circular naturalmente tanto pelo teto quanto pelas laterais do seu espaço!

Seja por métodos mais simples, ou com amplitude da entrada de luz, a iluminação zenital é uma ótima escolha para ambientes com iluminação limitada. Ou simplesmente por ser uma opção charmosa e de estética inesquecível. Vale a pena pensar em aderir no seu escritório!

Leia mais sobre o assunto em:

Iluminação Natural: Conheça as empresas que aderiram ao novo modelo de escritório

 

 

 

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato