29 março 2018 Dicas

Divergências de Gêneros – Diferentes necessidades no ambiente de trabalho

Como necessidades femininas e masculinas podem dialogar entre si

 

As diferentes necessidades de cada funcionário têm passado despercebidas no seu escritório? Pode parecer uma pergunta incomum mas, na verdade, há muitos homens e mulheres que sofrem com isso hoje. Existem diversas razões pelas quais devemos considerar os gêneros e suas preferências no escritório. Essa atitude é essencial para promover um ambiente produtivo e, principalmente, para criar um espaço que garanta a prosperidade a ambos os sexos.

O que estudos dizem sobre o assunto

Jennifer Berdahl, especialista em comportamento e professora na Universidade de Toronto, Rotman School of Management, explica em seu estudo feito para a revista Dinâmica de Grupo: “As mulheres tendem a preferir normas igualitárias em grupos de trabalho, enquanto os homens favorecem estruturas hierárquicas“. Teoria, pesquisa e prática.

No estudo, os pesquisadores descobriram que: tanto nos grupos com predominância do sexo feminino, quanto nos grupos com mais homens, a fase inicial sempre se configura com uma pessoa em uma posição de liderança explícita. Mas, ao longo do tempo, os grupos que compunham uma maioria feminina, mudaram sua preferência para uma estrutura mais igualitária e um um escritório aberto. “As equipes de trabalho compostas principalmente de mulheres, tendem a compartilhar papéis de liderança mais do que as equipes dominadas por homens. As mulheres são, muitas vezes, mais colaborativas no local de trabalho.”, conclui a especialista.

É inegável que, a preferência no estilo de liderança, se traduz no layout do escritório. Enquanto os homens preferem a natureza hierárquica das salas com placas afixadas que sinalizam status, as mulheres, por sua vez, tendem a favorecer os ambientes mais democráticos.

Como as organizações podem equilibrar essas duas necessidades 

Para isso, temos dicas simples:

1: Incluir mais salas de encontros, ou zonas de colaboração ocasional em seus projetos de escritórios;

2: Certificar-se de que áreas sociais, como a sala de descanso, sejam grandes o suficiente para propiciar as interações espontâneas;

3: Tornar o ambiente, como um todo, menos estático.

Um grande estudo holandês combinou o nível de estresse por gênero ao tipo de layout: escritórios individuais e escritórios compartilhados. Os pesquisadores descobriram que as mulheres relataram níveis mais baixos de estresse em escritórios de plano aberto. Homens, por sua vez, demonstraram uma forte preferência por gabinetes e salas aos espaços compartilhados.

Outra diferença se apoia no fato de que as mulheres tendem a sentir a necessidade de personalizar o espaço de trabalho com fotografias, que as conectam com suas relações pessoais, como fotos de família. Já os homens tendem a sentir a necessidade de se apoiar em suas realizações pessoais. Contudo, é muito importante que se permita espaço suficiente no trabalho para objetos pessoais, em qualquer que seja o caso.

Necessidades dentro e fora do escritório

As diferenças e necessidades de cada gênero não são contidas pelas paredes do escritório. Uma pesquisa, realizada em 2014 pela Flex + Strategy Group, descobriu que os homens são mais propensos do que as mulheres a trabalhos flexíveis, dentro e fora do escritório. Em números, 36% dos homens afirmam que a maior parte do trabalho que recebem pode ser feito remotamente. Enquanto isso, apenas 23% das mulheres afirmam receber o mesmo modelo.

Em tempos onde a tecnologia é predominante, é cada vez mais normal fazer reuniões on-line. Os escritórios devem se adaptar a esse modelo e apoiar a preferência para o “teletrabalho e acordos de trabalho flexíveis”. Os novos ambientes corporativos passam a adotar uma nova cultura, projetando escritórios com várias salas de chat de vídeosalas de descompressão, destinadas a concentração. Com espaços de mesas para apenas 70% dos funcionários, telas de televisão são instaladas nas paredes, para facilitar videoconferências.

Embora homens e mulheres tenham diferentes estilos e necessidades de trabalho, é possível criar espaços que acomodem e acolham todas as preferências. Ao invés de assumir um modelo unificado para o design do escritório, as organizações modernas estão cada vez mais aderindo aos arranjos flexíveis. Dessa forma, eles incorporam elementos de design, que agrada a necessidade de ambos os gêneros. E, há de se concordar que, um ambiente agradável certamente trará um trabalho mais proveitoso.

 

Se ainda tiver dúvidas, fale com a nossa equipe! A Jumaq oferece acomodações para as duas opções: Ambientes fechados e Ambientes abertos

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato