23 outubro 2018 Dicas

Reduzir a carga horária de trabalho pode ser bom? Veja dicas de como aderir a esse novo formato!

Já foi provado que cumprir uma extensa carga horária de trabalho não é sinônimo de produtividade! Ainda que se calcule as horas extras ou trabalho levado para casa. Isso não significa que as entregas serão feitas no mesmo ritmo e com a mesma qualidade. Nesse caso, será que reduzir a carga de trabalho pode ser uma opção? Separamos 3 dicas para auxiliar a produtividade da sua equipe!

Prioridades

É fundamental que as principais atividades sejam colocadas em primeiro lugar na lista de coisas a fazer. Para isso, ter clareza das responsabilidades de cada colaborador pode ser muito útil ao trabalho em equipe. Um mapa de atividades organiza a agenda, conclui os objetivos finais e traz os resultados. A organização também é eficaz em apontar onde ocorrem os conflitos e atrasos nas entregas! Partindo da raiz do problema, é possível contemplar soluções para entender quais mudanças devem ser aplicadas.

Calendário

Parte da organização inclui a implementação de um calendário ou uma agenda das atividades. Ter uma visão macro da semana (e até do mês), ajuda não só a elevar as prioridades, como auxilia nos resultados e metas a serem atendidas. Com a adição do calendário, a carga horária de trabalho também pode ser distribuída pela semana. Ou seja, ao levar em consideração a relevância de cada tarefa, fica mais fácil ter certeza de que nenhuma atividade ficará de fora. E, ainda assim, elas podem ser produzidas com qualidade e em um prazo melhor!

Respiros

É comum que, em algum momento do dia (geralmente no fim do expediente), os ânimos comecem a diminuir e a performance desacelerar. O que implica diretamente no excesso de tempo gasto com uma atividade. Com o cansaço, é natural que maus hábitos comecem a surgir, como procrastinação, distração ou até mau uso das redes sociais. Por isso, é primordial estabelecer tempos de respiro ao longo do dia. Pode ser uma volta pela empresa, uma pausa para a água ou café, uma reunião social sobre amenidades, ou até mesmo um pequeno período de silêncio. A adição dos respiros é muito benéfica, tanto para a saúde física, como para a mental. E também impulsiona ainda mais a produtividade da equipe toda!

No mais, é importante que a redução da carga horária de trabalho seja esclarecida entre toda a equipe e seus gestores. Dessa forma, a implementação de um novo modelo de trabalho pode ser feita em comum acordo. A comunicação é fundamental nesse período, para que as atividades que são feitas em equipe não seja prejudicadas. Com organização das prioridades, as atividades podem, enfim, ser executadas com muito mais qualidade e produtividade para todos!

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário que entraremos em contato você!

Entre em Contato