10 setembro 2018 Dicas

Dicas para melhorar a comunicação na sua empresa

Parece clichê falar sobre comunicação empresarial, mas a pergunta-chave justifica sua importância: como anda a comunicação na sua empresa hoje? Ainda que, na era digital, tenhamos diversas facilidades, como redes sociais, e-mails e outras ferramentas de comunicação, ainda é possível diagnosticar problemas corriqueiros. Ou seja, mensagens cruzadas e desorganização no andamento das tarefas seguem ocorrendo. Portanto, é de grande importância que a comunicação correta seja ressaltada. Assim, toda a linha de produção deve correr naturalmente, em harmonia. Separamos 5 dicas que podem ajudar (e muito) nesse processo:

Comunicação Centralizada

Ainda que as pessoas sejam diferentes e se expressem de maneiras diversas, é imprescindível manter um sistema único de comunicação. Quanto mais centralizado for o diálogo, mais simples fica o andamento do trabalho em equipe. Por isso, aposte em uma única ferramenta digital. Dessa forma, sua equipe pode se comunicar e documentar as tarefas.

Com uma plataforma única, os trabalhos e documentos não se perdem. Ou seja, ela não só auxilia como pode salvar procedimentos. Propor reuniões semanais também é de grande ajuda. Elas são muito úteis para manter as ideias em prospecção, assim como incentivam a produtividade entre os membros da equipe. A organização se torna precisa e bem definida!

Comunicação Cruzada

A comunicação com a equipe deve ser clara e objetiva. Assim, a chance da famosa “linha cruzada” acontecer (especialmente na era digital), é evitada. Mensagens que se perdem, documentos que não são salvos, interpretações diferentes e, por fim, um ruído causado sem necessidade. O diálogo claro ajuda a alinhar as ideias e prazos. Dessa forma, garantindo que, não só o trabalho flua melhor, como as relações interpessoais entre os membros da equipe também.

Responsabilidade

Delegar papéis não faz parte somente da hierarquia empresarial. Qualquer que seja o ambiente de trabalho, corporativo ou colaborativo, os papéis devem ser bem definidos. Mas isso não significa que a equipe não possa cooperar entre si. É comum ouvir frases como: “não faz parte do meu trabalho”, ou  “pensei que outra pessoa faria”. E, no fim, o problema salta de mão em mão e ninguém assume a responsabilidade pelo mesmo. Dessa forma, o comportamento sabotador para a sua equipe é impulsionado.

É preciso que a comunicação seja bem estabelecida, com os papéis delegados sim. Porém, deve haver uma cultura de ajuda mútua. Dessa forma, o risco de prazos serem perdidos ou tarefas não serem concluídas, pode desaparecer.

Pressa inimiga da comunicação

O tempo também pode ser um fator crucial para a falha de comunicação. Uma equipe, quando precisa trabalhar sob pressão, pode não informar corretamente aos seus colegas como está o andamento de um processo ou tarefa. Além disso, pode elevar os níveis de stress de mais integrantes da equipe. Supervisores não têm tempo de dar feedback aos seus colaboradores, a equipe se perde na pressão dos prazos e o diálogo acaba se tornando precário. O fio condutor se perde e isso só pode ser prejudicial à sua empresa. A entrega deve ser concluída com satisfação entre todos da equipe. E a boa comunicação é a única maneira de promover esse sucesso.

Liderança 

Uma boa liderança deve ser sinônimo de sucesso para todos. Quando um líder sabe como expressar seus desejos, todos na equipe saem satisfeitos. O trabalho simplesmente flui em perfeita harmonia. E é por isso que a comunicação deve ser bem estabelecida, desde o primeiro pilar. É importante investir nos diálogos, reuniões com a equipe e troca de ideias. E, principalmente, que a condução também seja receptiva. Saber ouvir é fundamental para que a equipe toda continue motivada a alcançar suas metas almejadas!

Uma troca organizada impulsiona a produtividade e grandes projetos são concluídos com maestria. Uma equipe que se comunica bem, trabalha ainda melhor!

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