21 março 2017 produtos

Iluminação e a sua importância no ambiente corporativo

Iluminação ideal: Luz natural

Um estudo recente descobriu que o reflexo da exposição à iluminação natural têm um grande impacto na qualidade de vida das pessoas nos escritórios.

Os indivíduos que se posicionaram perto de janelas relataram ter, em média, 46 minutos a mais de sono por noite.

Este estudo destaca a necessidade de assegurar que ao projetar o escritório, os profissionais tenham como prioridade a entrada e a democratização da luz natural.

Por exemplo, usando paredes de vidro para dividir escritórios em vez de paredes fechadas ou mesmo fazendo as divisões das salas com persianas que podem, exceto num momento específico de extrema privacidade, permanecerem abertas e desta forma permitirem fluxos de luz natural.

O próprio layout é determinante para a inexistência de barreiras entre as janelas e a maioria dos colaboradores, uma vez que salas direcionais e de reunião podem funcionar como barreiras para esta luz, realizando uma verdadeira “hierarquização do acesso ao sol”.

Sem Sol mas com luz

Fontes naturais são ideais, mas na sua ausência a luz artificial é melhor do que a falta de iluminação.

Inicialmente é preciso definir se o escritório terá somente iluminação de base ou se luminárias pontuais sobre as mesas serão utilizadas.

Seguindo este conceito considere como base de 300-500 lx (LUX) sobre as bancadas nos momentos de execuções de tarefas pelos colaboradores e salas de reunião produtivas, para as salas de reuniões com objetivos mais transacionais ou expressivas isso pode cair um pouco 250-350 lx.

Após esta definição pode-se elaborar um projeto luminotécnico de distribuição adequada de luminárias, é muito importante posicioná-las estrategicamente no objetivo técnico de iluminar as operações, mas também na questão de formação de ambientes com variações que permitam estimular o que será feito sob as mesmas.

Planejar um esquema de iluminação com preocupação na temperatura de cor da iluminação e as tarefas que serão realizadasé primordial para incrementar produtividade e melhoria qualitativa de desempenho.

Por exemplo:

Tarefas e reuniões que tenham como objetivo o despertar da criatividade é mais indicado lâmpadas de 3.000K, pois estas refletem as cores quentes e formam ambientes mais aconchegantes e estimulam a criatividade e relacionamentos

 

 

Lâmpadas de 5.000K refletem as cores frias e seu brilho intenso gera a percepção nos colaboradores dos horários de pico de atividade do ciclo circadiano e estimulam os instintos produtivos, bem como inibem o sono criando ambientes propícios para trabalhos de concentração e alta produção na realização de tarefas, contudo são ambientes sem aconchego onde as necessidades de criatividade são preteridas.

Há ainda a possibilidade de lâmpadas de 4000K que são mais equilibradas e agradáveis que as de temperatura mais altas e menos aconchegantes que as de menor temperatura. Porém quando agimos pelo morno algumas vezes corremos o risco de  não estimularmos o que deveríamos e ficar razoável para todos e realmente bom pra ninguém.

Combine luz natural, artificial e repense a cor das paredes

Estudos mostram que a luz natural é decididamente melhor sobre os níveis de moral, de energia e de stress do que a luz artificial, mas você não pode evitar o uso de luminárias em um espaço de escritório. Sua melhor opção é combinar as duas.

Faça das janelas a sua fonte primária e complemente-a através de luminárias.

Isso requer planejamento estratégico. Você terá que certificar-se que luz das janelas pode se ampliar por todo o espaço.

 

Paredes de Cores claras refletem a luz mais do que paredes escuras, há duas fontes de luz óbvias: janelas e luminárias, mas você pode usar as duas e fazer da reflexão das paredes uma fonte terciária.Use essas informações de forma estratégica. Por exemplo, pinte uma área do escritório que tende a ser escura com uma cor clara e traga um pouco de luz para o espaço.

Use decoração refletiva

As superfícies metálicas e espelhos também refletem a luz, e elas podem ser usadas ​​para iluminar ainda mais o seu escritório.  Além do mais, elas aparecem decorando o espaço e podem tornar o escritório mais requintado.

 

Nossa equipe está preparada para auxiliá-los na tarefa de definir quais possibilidades de iluminação podem se adequar ao jeito de ser do seu escritório.

Conte com a gente.

Entre em Contato